Monday, April 25, 2005

Uma questão de encaixe, ou não…



Era uma vez… uma fechadura e uma chave…
É assim que vejo o mundo que me rodeia. É tudo uma questão de encaixe ou não.
É tudo uma questão de seguir as regras que a sociedade molda, ou não.
É tudo uma questão de saber distinguir as regras, de leis, de jogo, de vida, de impulsos, de ambições, de tudo o resto.
Era uma vez… E não: “é” uma vez.
Apetecia-me falar a história de uma forma presente, mas o passado vem sempre á baila. Afinal de contas estou a relembrar algo.
Ontem tive um sonho, uma conversa interessantíssima e um tema que me despertou a inspiração ou apenas a minha vontade de desabafar perante o PC.
No sonho falou-se somente na questão de vivência vs tempo.
«- Não quero saber do teu passado!
- Não é o passado que me preocupa, é o futuro.
- E depois? Não penses no futuro que não é certo.
- Pois não, mas há coisas que se dão como certas inevitavelmente. Coisas que têm que ser certas.
- Vive o presente! Que tens a perder?
- Ya... Carpe diem né?
- Carpe Diem...»
E acordei. Acordei a pensar na vida tal como ela é. Nas minhas vontades, nas minhas obrigações e na minha decisão.
Decidi seguir o “ideal de vida” - por sociedade “autónoma” portuguesa e quem sabe do resto dos países cujo desenvolvimento circunda na economia e possíveis princípios essenciais para uma vida de qualidade.
Sim, qualidade. A felicidade já não preocupa ninguém. Só aos audazes e a quem acredita na sua existência.
Que levante o dedo aquele que acredita.
Eu começo a duvidar.
Tudo em que acredito acaba por sofrer uma barreira.
“E que tem? Luta!”
Sim… claro!
E luta-se. E vêem-se novas barreiras. Vêem-se oportunidades múltiplas, vêem-se novas ambições, seguidos de obrigações (uma vez mais…) e quando nos apercebemos, estamos nas malhas da monotonia, das questões e de pensamentos profundos e imensos sobre a realidade e também com a razão da nossa existência.
E sentimos que não estamos no sítio certo.
E então pensa-se de uma forma de ser aquilo que se é, sem que o mundo que nos rodeia (a fechadura da porta) nos rejeite, e nos impeça de entrar no nosso sonho ou apenas na nossa opção. Ou então moldamo-nos á fechadura, para poder seguir livremente e sem problemas.
Limar a chave. Aqui, acolá. Basta permitir.
E então seguimos, meio que acomodados, meio que “não tenho outra opção”, meio que esperançosos de que um dia a vida mude e um milagre surja!
Cada um opta pelo que acha melhor.
E sei que a fechadura onde estou não é aquela em que a minha chave rodará rapidamente. Pelo menos não sinto que assim seja.
Sou uma chave sem porta-chaves.
Uma chave sem querer seguir o vulgar, o óbvio.
E por isso vou ter muito trabalho a limar as coisas que me rodeiam.
Mas a vida é mesmo assim.
Há que seguir, enfrentar, revirar.
É como disse. É tudo uma questão de encaixe... ou não.

3 Comments:

Blogger croque said...

Pois e, poder de encaixe. Tomaria muita gente, que se julga "alguem", ter esse tal dom de que falas. E que demonstras ter. Ainda ha pouco tempo estava a falar com um colega de trabalho, frances e mais velho que eu, sobre situacoes menos boas. E ele disse-me que dependia da forma como as pessoas "encaixam" as coisas. Foi a voz da razao a falar. Foi uma vida a "levar nas orelhas" que lhe ensinou isso mesmo. Mas, dos fracos nao reza a historia. E limar uma chave ate com um corta unhas se faz. O dificil e e limar tudo o que existe a nossa volta, de forma a que as portas se abram e que se fechem, se assim quiser-mos. Nao te preocupes. Continua a ser quem es. Um leao vale mais que mil cordeiros. E e disso mesmo que o nosso pais precisa. De pessoas como tu.
Beijinho e ate um proximo post. Obrigado pelos comments. era o Atlas... o cao...lol
Fica bem.

April 27, 2005 1:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

Best regards from NY! Texas hold em tip on winning Internet chat headsets Chrysler crossfire owners forum Alfa romeo automatic transmissions renault vel satis mp3 player Acura rsx transmission differential http://www.digital-photo-printing-5.info/joannes_free_outlook_stationery.html Child cholesterol diet low Audi a4 performance modifications home security system signs Soft side waterbed faq 1st for beds renault new clio driver air bag acura cl steering wheel volume control pontiac fiero conversion kits strap on women domination

February 05, 2007 6:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... Blocker free pop sskdjltuiio up Purchase fiat spider Action arkansas bextra class Cadillac 4100 replacement vicodin online Duluth fishing charters omega watches Wellbutrin with alcohol upskirt teen jobs pop up blocker olympic games Nba swimwear Ideas for concrete driveways

April 23, 2007 7:22 PM  

Post a Comment

<< Home